segunda-feira, 29 de setembro de 2014

[ CERVEJA ] BRASSAGEM DE PALE ALE E PORTER

Meu sonho é ter minha própria cervejaria e com isso, tenho feito cerveja em casa como hobby.

Em 2013 eu fiz 2 levas - Weiss e Witbier, alugando o espaço e equipamento do Nuno que é dono da Liffey Brew Pub -(https://www.facebook.com/theliffeybrewpub) - posto as receitas aqui, quando forem feitas novamente.


FAZENDO 100 LITROS DE WITBIER

FAZENDO 50 LITROS DE WEISS

Fazemos em 4 pessoas, sendo elas:

. Rodrigo - O autor do Blog
. Marco - Biólogo que conheci no facebook, na página procura-se pessoas UFSC
. Eduardo - Designer e Advogado que conheci em um grupo de PES que fui chamado para participar
. Elvis - Programador e conheci no dia da degustação da minha primeira cerveja - fiz um churrasco na casa da minha ex-namorada e a mulher dele estuda com minha ela.


Depois de pesquisar bastante e juntar dinheiro, gastamos aproximadamente R$2000,00 em equipamento para fazer 40 litros. Iriamos comprar para 20 so que no dia havia grana sobrando para comprar de 40, então foi melhor comprar de 40 litros.

Acordei às 7:00 e fui com o Marco, a Blumenau para comprar os equipamentos na Vale do Lúpulo (http://www.valedolupulo.com). Aproveitamos e compramos os insumos neste dia.

Eu e o Marco comprando os equipamento


Chegamos umas 14 horas em floripa e o Marco foi para a aula, então eu, Eduardo, Elvis e Guilherme que é amigo do Eduardo e cervejeiro, fizemos uma pale ale de 33 IBU.

Quando o Marco voltou da casa dele, fizemos a mesma receita so que com o dobro de lúpulo, ficando com 77 IBU.



Pale Ale


A segunda pale ale, foi a melhor, ficando menos amarga - deveria ser o contrario. Ficou encorpada, com um gosto doce que relembra maracujá e amarga no final.
Nota 9 - precisava de + aroma de lúpulo.

Receita da Pale Ale - que foi elaborada por mim

RECEITA DA PALE ALE

A primeira cerveja ficou com 4,3% de alcool e a segunda eu não sei, pois esqueci de medir da Densidade Inicial (OG), porém pouco importa, está gostosa do mesmo jeito

Tem também um vídeo da produção:



DEGUSTANDO A PALE ALE

NADA MELHOR QUE COMBINAR 2 PAIXÕES

APROVEITANDO O MEU CANECO



------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

A segunda brassagem foi uma Porter que tinha a ideia inicial de deixar parte dela, maturando com BACON, só que durante a brassagem, vi que ela não ia ficar como eu queria e deixei o bacon de lado e em outra oportunidade irei fazer (cada pessoa tem o direito de escolher 1 receita e quando acabava, volta a ordem das escolhas - no caso eu escolhi as 2 primeiras e agora teno q esperar pela minha vez para poder refazer a reeita e fazer a tao sonhada cerveja de bacon).

Nesta leva, fizemos em 3 - Eu, Eduardo e Marco e deixamos maturar por 3 semanas.

O Elvis falou que está com aroma e sabor de malte torrado, só que moderadamente.

Porter
Receita da Porter - que foi elaborada em conjunto com o Alvaro, um cervejeiro do interior do Paraná e que faz parte de um grupo de cervejeiros do Whatsapp.
RECEITA DA PORTER



Nenhum comentário:

Postar um comentário